Tratamento de canal em sessão única e sem dor?

Sim, isso é possível! Houve grandes avanços tecnológicos e científicos que fizeram com que a Endodontia – o popular, tratamento de canal – se tornasse muito menos dolorosa e mais rápida aos pacientes.
Hoje em dia temos o recurso de um motor para agilizar todo o processo, isso ficou mais conhecido como Endodontia Mecanizada. Conseguimos resolver 90% dos casos em apenas uma sessão!
Porém não são em todos os casos que é possível realizar em apenas uma sessão. Isso é avaliado em cada paciente e passamos o planejamento mais adequado para cada caso.
O tratamento de canal consiste na remoção da polpa (muito conhecida como o nervo do dente). E esse procedimento pode ser indicado por alguns motivos, como:
Cárie profunda que já está em contato com a polpa;
Após restaurações profundas em que o paciente fica com muita sensibilidade térmica (frio ou quente);
Por traumas dentários;
Inchaço;
Dor constante tipo pressão ou latejante;
Ou até mesmo por infecções associadas as raízes do dente.
Mas em que tipos de casos não é possível fazer em apenas uma sessão? Não é indicado fazer em apenas uma sessão quando o paciente apresenta inchaço ou secreção (pus) dentro do dente. Nesses casos, o melhor a se fazer é deixar o dente com medicação intracanal e associar a medicação oral. Geralmente, conseguimos resolver esses casos em duas ou três sessões.
Após o tratamento de canal geralmente o dente fica sensível por alguns dias, e isso é normal. À medida que a inflamação for diminuindo e o dente começar a se recuperar, os sintomas irão desaparecer.
Finalizado o canal, o dente ainda necessita de uma restauração definitiva. Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista garantirão a longevidade do tratamento de canal.
Fonte: http://rsaude.com.br